“Simples, Rápido, Barato”

Conexão Cultural, organização que ocupa espaços públicos de forma criativa, e Jeniffer Heemann, co-fundadora do Bela Rua e secretária do Conselho Brasileiro de Lideranças em Placemaking, estão em Nova York trabalhando com a ONG Project for Public Spaces (PPS). O objetivo deste intercâmbio é entender como a PPS, uma espécie de hub do movimento global de Placemaking, fomenta a criação de espaços vitais para a sociedade, e também mostrar os projetos que são desenvolvidos no Brasil.

Uma estratégia que pesquisamos por aqui e queremos replicar para vocês é a “Lighter, Quicker, Cheaper” – em português: Simples, Rápido e Barato (SRB). Por meio de uma estrutura barata e de alto impacto para melhorar espaços públicos rapidamente, a SRB aproveita a criatividade da comunidade para gerar novos usos e valores de maneira eficaz em lugares que estão em transformação.

Curativos urbanos

Foto Projeto Curativos Urbanos – Chamando a atenção para a situação das calçadas em São Paulo.

Confira mais exemplos de SRB!

 

SRB – Estruturas e Arte na Rua

Estruturas flexíveis e de baixo custo, e intervenções artísticas e rotativas, podem promover rapidamente um sentido de conforto e vida ao local.

Exemplo 1: Construção de bancos e mesas no Largo da Batata em São Paulo.

a bata precisa de você

Fonte: A Batata Precisa de Você

 

Exemplo 2: Arte de rua temporária cria uma identidade no local e pode fazer com que os visitantes queiram retornar ao espaço.

galeria corujasegundaedicao

Foto: Galeria Coruja em São Paulo, Fonte: Café na Rua

 

Exemplo 3: O redesenho do Bryant Park, um dos projetos da PPS, resultou em um dos parques urbanos mais utilizados no mundo. O parque conta com mobiliário flexível, permitindo que o espaço evolua e atraia visitantes de novo e de novo e de novo…

Bryant Park

Fonte: Scenario Journal , Foto: Hanna/Olin.

 

SRB – Eventos e Intervenções

Eventos podem impulsionar o espaço, servir de vitrine para talentos locais e estimular a criação de novas parcerias.

Eles também são ótimos para testar as ideias que a comunidade deu para um espaço público, possibilitando que o projeto e a programação sejam adaptados com base nos resultados e observações, resultando em intervenções permanentes bem sucedidas.

Exemplo 1: Ruas e calçadas compõem cerca de 80% do espaço público de uma cidade.  O fechamento temporário de ruas ajuda as comunidades a visualizar novas possibilidades para esses espaços, muitas vezes negligenciados.

Vila Mascote Conexao Cultural

Foto: Projeto QuadrAmiga na Vila Mascote – Música, arte de rua ao vivo e pintura de faixa de pedestre com a comunidade.

 

Exemplo 2: O PARK(ing) Day Dallas promove a interação social, engajamento da população, o pensamento crítico e a criatividade. Anualmente, na terceira sexta-feira do mês de setembro, a cidade de Dallas se une a outras cidades ao redor do mundo para transformar temporariamente vagas de rua em parques.

parkingday

Foto e Fonte: Parking Day Dallas

 

SRB – Desenvolvimento Simples

Uma alternativa às grandes e crescentes construções é trazer novos usos para um lugar e criar estruturas temporárias. Elas podem transformar espaços pouco utilizados e ajudar na criação de identidade de um distrito ou bairro, atraindo parceiros de longo prazo para futuras melhorias com baixos custos.

Exemplo 1: Pier 1 Pop-Up Park no Brooklyn, que serviu como um “low-cost” temporário e multiuso até conseguir capital para criar um parque no local.

Pier 1 Pop-Up Park

Fonte: Scenario Journal, Foto:  dlandstudio

 

Exemplo 2: Ruela no centro do Los Angeles. Para evitar reformas caras e demoradas, os bares da rua acharam uma solução simples para deixar suas fachadas mais amigáveis: pintar janelas e sacadas.

Ruela em Los Angeles

 

Plano de Ação!

1 – DEFINA O ESPAÇO

2 – IDENTIFIQUE AS PARTES INTERESSADAS

3 – AVALIE O ESPAÇO

4 – IDENTIFIQUE PROBLEMAS/OPORTUNIDADES

5 – CRIE UMA VISÃO DO ESPAÇO

6 – FAÇA EXPERIMENTOS SRB

7 – FAÇA REAVALIAÇÕES E MELHORIAS DE CURTO/LONGO PRAZO

 

Texto de: Jeniffer Heemann e Paola Caiuby.

Este trabalho com a PPS é apoiado pelo Edital CONEXÃO CULTURA BRASIL Intercâmbios, da SECRETARIA DE ECONOMIA CRIATIVA (SEC).

minc logo 2015

One thought on ““Simples, Rápido, Barato”

  1. Pingback: 11 Princípios para criar espaços públicos. | Placemaking.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *